fbpx

Dicas de como alavancar a produtividade em uma indústria de vestuário

Pensando em colaborar com o desenvolvimento de todos os tipos de indústria de vestuário – pequenas, médias e grandes – nós da Produtec elaboramos este material instrutivo, para todos os líderes e gestores das indústrias brasileiras de vestuário conquistarem os melhores resultados no caminho da produtividade!

Sabemos que o dia a dia de uma indústria de confecção abrange inúmeros processos minuciosos, setores fragmentados, equipe administrativa, equipe de produção e muitas outras atribuições a serem coordenadas simultaneamente.

Visto isso, gerir uma indústria de vestuário pode tornar-se uma tarefa difícil, caso não exista uma boa integração dos setores e não sejam tomados alguns cuidados que veremos a seguir.

Produtividade

De forma generalista, a produtividade de uma indústria estará sempre correlacionada à organização e à forma com que ela funciona diariamente.

Trouxemos aqui, algumas dicas para alavancar a produtividade em sua indústria de vestuário, com foco em soluções para melhorar seus processos internos e sua performance industrial.

Dica número 01: avaliação retroativa

Para você que já possui uma indústria de vestuário em atividade, é muito importante realizar avaliações constantes de tudo o que foi realizado de ação nos últimos 06 e 12 meses.

Com a avaliação de atividades realizadas anteriormente, é possível diagnosticar erros e acertos, quantificar a produtividade alcançada, medir a qualidade, o grau de aceitação, o grau de eficácia, os custos despendidos e muitos outros apontamentos relacionados à efetividade da ação realizada.

Para fazer a avaliação retroativa, é necessário obter o controle de todos os setores e atividades executadas e por meio de relatórios concisos, é possível compreender todos os dados de acompanhamento da produtividade da indústria.

É possível ter um grande aproveitamento das avaliações para, inclusive, realizar o planejamento estratégico da indústria, que veremos a seguir.

Dica número 02: planejamento estratégico

Muitas vezes, em uma indústria ativa, onde toda a produção já está em andamento, o ato de planejar acaba sendo “jogado para escanteio” devido à quantidade de ângulos para gerenciar.

Entretanto, o planejamento estratégico é um dos métodos mais seguros de compreender, de fato, o desenvolvimento dos setores de sua indústria, todas as suas dificuldades existentes e como elas podem ser solucionadas.

Além disso, com o planejamento estratégico é possível também antecipar a tomada de decisão frente às adversidades e aos novos desafios percebidos na rotina da indústria.

Periodicamente, é necessário reunir esforços para planejar, delimitar e guiar as ações futuras.

Ao planejar, a possiblidade de erros e perdas diminui, torna o processo de trabalho mais afunilado e permite que a equipe sinta-se mais determinada para agir em prol de novos objetivos traçados.

Dica número 03: desenvolvimento de equipe

Nada correrá muito bem sem um bom time ao seu lado!

Abrir as portas para o desenvolvimento da equipe é sempre uma boa ideia para o aumento da produtividade industrial!

A área da moda possui inúmeras atualizações a todo o tempo, desde inovações nas criações dos estilistas às novas tecnologias idealizadas, nacionais e internacionais.

Na produção de vestuário não seria diferente: novos projetos surgem a todo momento neste segmento e, portanto, demanda-se uma expertise de equipe, alinhada à capacitação da mesma.

Propor treinamentos variados para cada setor, alimenta a evolução de cada colaborador da equipe, proporciona maior satisfação em trabalhar dentro da área de vestuário e, principalmente, capacita o colaborador para aplicar inovações nos processos do trabalho industrial.

Dica número 04: sustentabilidade

Agir de acordo com o meio ambiente nos traz inúmeras vantagens, tanto para a indústria, quanto para o nosso planeta.

Além disso, muitas das propostas sustentáveis, que podem ser conectadas à indústria, são benéficas para as finanças da confecção, devido a recursos de baixo custo e à reutilização de materiais.

Em tempo, a reutilização da água e o descarte consciente de resíduos são dois exemplos de ações, inerentes à indústria que deseja manter-se em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), do Ministério do Meio Ambiente.

A gestão de resíduos de uma indústria de vestuário, por exemplo, precisa ser determinada a garantir o reaproveitamento, a reciclagem e a minimização de rejeitos industriais.

É preciso estudar com cautela como será possível implantar atividades sustentáveis dentro de sua indústria, quais ações serão rentáveis à longo e curto prazo e em quais processos, setores ou ações ela poderá ser encaixada para benefício da confecção como um todo!

Dica número 05: recursos tecnológicos

Apostar em tecnologia não tem como ser algo negativo quando pensa-se em produtividade! A cada dia, novas descobertas tecnológicas vêm à tona para aprimorar e multiplicar os processos industriais.

Máquinas elaboradas pela robótica, que agilizam a linha de produção, recursos de Inteligência Artificial que auxiliam nas funções humanas e inclusive, de contato direto com o cliente final; medidores e/ou contadores automatizados de produção, linhas de corte que multiplicam o recorte de vestimentas, uso de software que facilitam e permitem o bom andamento do desenho técnico e da modelagem de peças e o uso de software de gestão, para conquistar um amplo monitoramento setorial e de produtividade da sua indústria de vestuário.

Como mencionado no início deste artigo, uma indústria de vestuário possui diversos setores para gerenciar simultaneamente e sem o auxílio da tecnologia, a gestão desse tipo de indústria pode ficar muito trabalhosa.

Ao mesmo tempo, a indústria que não se preocupa em investir em tecnologia de gestão, por exemplo, permanece mais sujeita ao erro, gasta mais recursos, sofre mais com falta de controle interno, permite mais erros na comunicação setorial e tem mais dificuldades em realizar a predição de futuro por não possuir um sistema que emite relatórios assertivos de controle industrial.

Gostou do nosso artigo?

Conheça agora o sistema de gestão que irá solucionar as adversidades de sua indústria de vestuário!

Entendemos o seu negócio tão bem quanto você!

Nós da Produtec desenvolvemos as melhores práticas em gestão de processos para a indústria da moda! Atendemos todos os tipos e tamanhos de indústria desse segmento!

Clique no link abaixo e saiba como a Produtec pode otimizar a produtividade dentro de sua indústria!

Acesse: https://materiais.produtec.com.br/lp-produtec-demonstracao

Continue lendo

mais notícias