fbpx

Assuma a responsabilidade ambiental e veja como tornar a sua confecção mais sustentável

Responsabilidade ambiental. A sustentabilidade é o tema da moda! Você sabia que a indústria do vestuário em conjunto com a indústria têxtil é a segunda mais poluente, ficando atrás apenas da indústria petrolífera? É preciso enfrentar esse desafio, abraçar essa causa, assumir a responsabilidade ambiental e reinventar os processos no propósito de reduzir o impacto ambiental. 

Uma confecção mais sustentável pode surgir com a adoção de técnicas modernas e com o incentivo de práticas ecologicamente saudáveis.

No decorrer deste artigo iremos compartilhar ações inovadoras e responsáveis que você pode implementar em sua rotina. 

Continue conosco e veja como a sua indústria de vestuário pode ser amiga do meio ambiente. 

Consumidores conscientes

Além da responsabilidade de cada confecção com a preservação da natureza, o apelo popular e a pressão da imprensa e dos consumidores já mostrou que existem formas de aumentar a sustentabilidade na indústria da moda e diminuir impactos ambientais, deixando claro que o momento de se reinventar é agora, não há mais o que esperar.

O novo perfil de consumidor preocupa-se não apenas com produto final, mas com toda a cadeia de produção, desde a origem da matéria-prima, mão de obra, condições de trabalho e valores da empresa.

Assim, aqueles que desejam perpetuar a sua marca no mundo da moda não podem deixar de ouvir a voz da consciência e minimizar os prejuízos à natureza.

Moda sustentável

O conceito de moda sustentável envolve metodologias e processos de produção que não sejam danosos ao meio ambiente.

Trata-se de um incentivo a técnicas que reduzam os impactos ambientais e o consumo desenfreado

Apesar de parecer conflitante, é necessário lembrar que a moda é, sobretudo, uma expressão do estilo pessoal, refletindo a criatividade e a personalidade das pessoas.

Assim, ao usar uma marca, não se está comprando apenas a beleza da peça, mas também compactuando com todo o seu processo produtivo e carregando o valor moral da empresa.

Os empresários da atualidade precisam atentar-se a esse movimento e adequarem a indústria de vestuário a essa nova tendência.

Após a adaptação deve-se utilizar o marketing e divulgar a sua confecção como amiga do meio ambiente e assim atrair promotores para a marca.

A Responsabilidade Ambiental é importante para a imagem da Confecção

As confecções precisam assumir a própria responsabilidade ambiental, visando adquirir insumos e vender suas coleções para empresas com os mesmos valores éticos e que prezem pelo meio ambiente.

Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente tem sido crescente, o que fez com que muitos consumidores prefiram apoiar marcas que adotem políticas de cuidados ambientais.

Portanto, é indispensável que a sua confecção entenda a importância de tornar-se sustentável para atender até mesmo os clientes mais exigentes.

Separamos 04 dicas sustentáveis para aplicar imediatamente na sua confecção

O universo da moda vem sofrendo grandes mudanças, o desenvolvimento de produtos e insumos ecológicos aumentaram e a cada dia mais os profissionais, estilistas, produtores e empresários dedicam-se em buscar soluções para que os seus produtos alcancem os requisitos de sustentabilidade.  Confira nossas dicas!

01- Valorização dos Recursos Naturais

Por mais básico que pareça, o bom uso dos recursos naturais acaba sendo esquecido, justamente por ser algo simples e cotidiano.

A água e a energia elétrica, por exemplo, são recursos consumidos todos os dias e muitas vezes indiscriminadamente.

Promova a conscientização dos colaboradores e adote práticas ecologicamente corretas para que todos se unam no propósito de construir uma indústria mais sustentável.

A instalação de torneiras com temporizadores, a reutilização da água e o aproveitamento da iluminação natural são sugestões simples e que ajudarão a minimizar a redução de impacto ambiental da confecção.

Caso tenha condições para investir fortemente nessa pegada, pode ir um pouco além e adquirir placas solares para produzir a própria energia.

O investimento inicial é alto, entretanto, a longo prazo o valor é compensado pelo montante economizado com a redução dos custos.

02- Processos de Produtivos

Observar as práticas atuais da confecção e buscar mudanças que possam reduzir os impactos ambientais é, por si só, um cuidado fundamental.

Em relação a escolha de fornecedores e empresas terceirizadas para auxiliarem na produção, não busque apenas o preço. Pesquise sobre o bem-estar dos trabalhadores lá empregados.

Lembre-se que a sustentabilidade também envolve valores éticos e morais, sendo responsabilidade de cada um, não contribuir para o trabalho escravo ou infantil.

Quanto à escolha dos materiais, dê preferência aos tecidos com “selo verde” ou ecofriendly, como algodão orgânico e tecidos “desfibrados”.

As matérias-primas biodegradáveis, também são excelentes opções e possibilitam a conquista de certificados que comprovam o alinhamento com as práticas sustentáveis e ecologicamente corretas.

No processo de tingimento, utilize corantes naturais. No processo de corte, o desperdício pode ser significativamente reduzido pelo uso de ferramentas que otimizam o uso do tecido e determinam o corte exato para proporcionar o máximo aproveitamento do material. 

03- Reaproveitamento de Materiais

Um dos grandes gargalos de uma confecção é o descarte de retalhos e resíduos. Entretanto, os avanços tecnológicos permitiram o melhor aproveitamento dos tecidos e outros aviamentos.

Ainda assim, quando existem sobras, elas podem ser usadas na construção de novas peças, por exemplo, aplicando técnicas de patchwork, compondo itens de decoração e contribuindo para o desenvolvimento artístico.

04- Tecnologia

Na indústria de vestuário, já existem maquinários modernos, menos poluentes e que geram bons resultados na produção.

Além de reduzir a poluição gerada para o meio ambiente, esses equipamentos aumentam a qualidade da produção, sendo uma ótima opção para a confecção.

A Produtec está há mais de 33 anos levando tecnologia e otimização para a indústria de vestuário!

A otimização da sua confecção não precisa custar caro! O Nexus permite maior controle sobre todas as etapas da confecção, ajudando a reduzir custos e otimizar o cotidiano de trabalho.

De modo que, a conduta mais respeitosa com o meio ambiente não seja um fator que minimize a capacidade de produção ou impacte no custo geral da sua indústria.

Experimente o Nexus gratuitamente para perceber uma verdadeira revolução que pode acontecer em seu negócio, atingindo um público que exige qualidade e sustentabilidade!

Continue lendo

mais notícias